quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Educação Infantil: Eixo Movimento

A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, e deve ser oferecida em creches para as crianças de até três anos de idade e em pré-escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade. Essa primeira etapa da Educação Básica, mesmo não sendo obrigatória, passa a constituir-se em um direito da criança e um dever do Estado e Municípios, fazendo parte da concepção geral de educação no País, com a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996.

Dois anos após o Ministério da Educação lançou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (R.C.N.E.I.), no qual o objetivo é servir como guia de reflexão para os profissionais de Educação Infantil, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural de nosso país.
O R.C.N.E.I. contém seis eixos de trabalho, no âmbito da experiência do Conhecimento de Mundo que são:

• Movimento
• Música
• Artes Visuais
• Linguagem Oral e Escrita
• Natureza e Sociedade
• Matemática
Em relação ao eixo Movimento os conteúdos estão divididos em expressividade, equilíbrio e coordenação, fazendo parte da vida do ser humano, antes mesmo de seu nascimento.

No bebê, o movimento expressivo é o seu primeiro canal de comunicação. Assim, através dos gestos, ele mobiliza o adulto para o atendimento de suas necessidades. A partir do primeiro ano de vida, as possibilidades de movimento se intensificam como recurso de exploração e no período pré-escolar o movimento esta inserido no contexto da brincadeira.

O Movimento não deve relacionar-se ao desenvolvimento apenas do corpo. As atividades de raciocínio, a resolução de problemas, a criatividade, a criticidade e outras habilidades são importantes para a vida da criança através das práticas pedagógicas.

Através de ações motoras, a criança também interage com a cultura, seja para dominar o uso dos diferentes objetos (instrumentos), seja para usufruir atividades lúdicas e de lazer, como jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas, danças, conhecimento do corpo e lutas. Portanto, desempenha um papel decisivo ao dar sentido às ações das crianças.

Pelo movimento a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a relacionar-se. Sendo assim é parte integrante da construção da autonomia e identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.

Quando uma criança, por exemplo, quer falar de si, é comum que fale do que consegue fazer: “Eu já sei colocar a blusa”, “Eu sei comer sozinho”. Saber quem ela é, o que consegue fazer, num primeiro momento, pode ser marcado pela gestualidade.

Segundo Wallon a atividade muscular possui duas funções intimamente relacionadas: a função tônica, que regula o grau de tensão dos músculos (tônus) e relaciona-se ao controle e ajustamento postural, e a função cinética, responsável pelo controle do estiramento e encurtamento das fibras musculares em coordenação com os impulsos do sistema nervoso central, que produz o deslocamento do corpo ou de partes dele.

 Em todos os movimentos que realizamos estas funções estão presentes. Para agarrar uma bola, andar ou nadar precisamos controlar nossa postura e, ao mesmo tempo, as cadeias musculares que vão executar o movimento.

Todo este processo de coordenação e controle do movimento envolve o indivíduo como um todo e demanda um incrível gasto energético. Até quando estamos sentados em uma determinada posição há um gasto energético.

É preciso deixar de lado a idéia de que existem formas gestuais ideais, únicas, “certas” que a criança deve aprender. Uma característica singular do movimento humano é a necessidade de construir, ao mesmo tempo, consistência e variabilidade.

Para aprender a andar, por exemplo, é preciso que a criança ganhe consistência em sua capacidade de controlar as relações de equilíbrio postural e as contrações musculares adequadas para realizar o movimento. A consistência garante encontrar um caminho seguro e confiável para realizar o movimento.

É importante garantir espaços apropriados que possa estimular e permitir desafios, ser trabalhado de uma maneira que desenvolva o indivíduo integralmente, principalmente na Educação Infantil, para que a criança possa conhecer a si própria, testar seus limites, modificar seus gestos, compreender a função de seus movimentos e criar novos movimentos que auxiliem a superar suas dificuldades.
Dessa maneira, o movimento é essencial ao ser humano, especialmente às crianças, pois através de uma aprendizagem e estímulos adequados, estas crescerão tornando-se adultos mais conscientes de suas capacidades e habilidades motoras.
Alessandra Aguiar

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